10 DICAS DE ETIQUETA NO USO DO WHATSAPP

10 DICAS DE ETIQUETA NO USO DO WHATSAPP

31 de janeiro de 2018
|
0 Comentários
|

Fonte: O Popular – 30-01-2018

1 – Em grupos, não dê bom dia, boa-tarde, boa noite

Pense rápido: você liga para alguém às 7 horas da manhã para dar bom dia?

Com certeza não. O mesmo vale para o WhatsApp. Não tem coisa mais desagradável do que ver que há mais de cem mensagens de bom dia/boa tarde/boa noite em um grupo.

O mais irritante é receber, o tempo todo, mensagens de “bom dia” em grupos e ver que todos os participantes respondem. Não se deve mandar esse tipo de mensagem e ao recebê-la não devemos responder. Simples assim. Caso contrário, vamos perpetuar esse erro irritante.

2 – Controle sua ansiedade

Os malditos dois risquinhos azuis significam, sim, que seu interlocutor recebeu a mensagem, mas não necessariamente que ele pode te responder naquele minuto.  “Muitas pessoas ainda não compreendem que mesmo que alguém visualize e leia a mensagem, muitas vezes o momento pode não ser oportuno para responder naquele exato instante. Isso muitas vezes causa desconforto quando há a insistência para se obter uma resposta imediata”.

3 – Maneire na quantidade e duração do áudio

É prático, rápido e realmente um recurso bem útil. Mas exagerar no áudio – em especial na duração e na quantidade – pode te deixar com a fama de chato.  “Se receber áudio, responda com áudio, sem problema. Se receber por escrito, priorize a escrita também. Se for enviar áudio, seja breve”. Um áudio com mais de um minuto pode ser substituído, por exemplo, por uma ligação.

4 – Redobre a atenção nos grupos de trabalho

Pagar mico no grupo de trabalho pode resultar em uma visita precoce ao RH para rescisão do contrato. Se o objetivo for manter o emprego, é importante redobrar os cuidados.  “o recomendado é que seja claro, direto e evite gírias e abreviações, pois algumas pessoas podem não entender.  Use textos longos apenas quando for realmente necessário e evite emojis em demasia. Jamais compartilhe conteúdos indiscretos e que fujam a ideia inicial da criação do grupo”, humor negro e piadinhas preconceituosas, nem pensar.

5 – Não repasse correntes

O usuário do WhatsApp já devia ter aprendido isso quando começou a usar e-mail. Antes de encaminhar textos que prometem comida, viagem ou carro grátis, saiba que o único resultado prático de uma corrente é reforçar sua fama de bobo. Se for corrente daquelas com fundo religioso, o resultado pode ser ainda pior. Além de irritar, pode ofender quem recebe o textão.

6 – Olhe o relógio antes de clicar em enviar

Ninguém – nem mesmo seus funcionários – tem culpa de sua insônia. Prestar atenção no dia e na hora antes de enviar uma mensagem é mais do que prova de educação, é quase uma prova de amor. “não faz muito tempo, antes do WhatsApp  existir, as pessoas tinham mais etiqueta nos horários de ligar ou não para outra pessoa. Após ás 22 horas, só se ligava para alguém se fosse realmente urgente ou da família. Hoje, passam mensagens altas horas da noite, sábado domingos  e feriados. A pessoa nem te conhece direito e já toma tal liberdade como se isso fosse normal”. Não, não é.

7 – Não espalhe fake news

Checar a veracidade de uma informação antes de espalhar por todos seus grupos é mais que uma prova de refinamento, é sinal de inteligência. Hoje em dia existem até sites especializados neste tipo de apuração e o Google também é uma ótima fonte. Sites como Boatos.org e E- farsas são boas opções para checar se uma notícia é real. “Podemos adaptar o que Sócrates disse sobre os três filtros para nos guiar: O que vou compartilhar é verdade? O que vou compartilhar prejudica alguém? O que vou compartilhar é útil para a pessoa que recebe?”.

8 – Controle o impulso de apertar enter

A notificação apita uma, duas, três, dez vezes. O coração díspar e certeza de que algo de muito grave aconteceu. Ao chegar o WhatsApp percebe que era a mensagem daquela(e) amiga(o) que a cada linha dá um enter. Escreva a frase inteira antes de apertar o “enviar”. Você economiza no vaivém dos dedos e não irrita quem está lendo.

9 – Pergunte antes, não dói

Do dia pra noite, você acorda e está em dez grupos diferentes. Sempre tem aquele amigo ou parente chato que te adiciona sem sequer lhe perguntar. Antes para fazer parte de um clube era necessário se associar. O WhatsApp, infelizmente, ainda não faz da participação de grupos algo opcional. A opção é sair, mas nem sempre isso é possível. “Não fique adicionando amigos em grupos sem que  a pessoa permita. Não tem nada mais irritante que de repente, você estar dentro de um grupo de pessoas nada a ver, com assuntos nada a ver e ainda ser taxado de chato se sair”. Quando você adiciona alguém a um grupo sem consentimento, além de deixar a pessoa confusa quanto ao motivo, ainda acaba expondo seu número de telefone.

10 – Relaxe um pouco

Não tem coisa mais chata de que estar com alguém que fica checando o WhatsApp a cada segundo. Além de passar uma imagem de desrespeito com as pessoas que estão com você, passa também uma imagem de desinteresse. Relaxe um pouco. Se for realmente importante, a pessoa do outro lado da linha vai te ligar.