Presidente do Sinaae-GO participa do Encontro Nacional de Secretários e Secretárias de Relações de Trabalho da CUT

Presidente do Sinaae-GO participa do Encontro Nacional de Secretários e Secretárias de Relações de Trabalho da CUT

28 de julho de 2017
|
0 Comentários
|

Pauta do encontro: a Nova Legislação Trabalhista

São Paulo – Carlos Roberto dos Passos, presidente do Sinaae-GO, que compõem a Diretoria Executiva da CUT Goiás como Secretário de Relações de Trabalho, esteve nos dias 26 e 27 de julho em São Paulo, participando do Encontro do Coletivo Nacional de Secretários(as) de Relações de Trabalho da CUT, onde foram discutido pontos da nova lei trabalhista, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente, e que entrará em vigor no dia 11 de novembro próximo.

O encontro, promovido pela CUT Nacional através da Secretaria de Relações de Trabalho, comandada pela companheira Maria das Graças Costa e Pedro Armengol, contou com as presenças dos debatedores José Eymard Loguercio, advogado e assessor jurídico da CUT Nacional e do presidente da ANAMATRA, Dr. Guilherme Guimarães Feliciano. Os debates se concentraram nos pontos mais polêmicos da nova lei, principalmente os artigos inconstitucionais, e à clara intensão de fragilizar o trabalhador, quando ataca a entidade que o representa, o sindicato, quando tira competências e praticamente elimina sua sustentação financeira sem apresentar uma alternativa imediata, e na outra ponta, dificulta seu acesso à justiça do trabalho, criando barreiras legais que inibirá, com certeza, ao trabalhador a buscar a justiça quando necessitar. Em suma a nova lei veio para facilitar a vida do patrão em detrimento aos interesses do trabalhador.

Chegou-se a um consenso, que é necessário as entidades sindicais se reinventarem, estarem mais próximos de suas bases, falar a língua do trabalhador, e ao trabalhador, ter plena consciência de que, neste novo cenário, é imprescindível ele ser sindicalizado e mais participativo quando das tomadas de decisões que lhe afetarão diretamente.

cut2